segunda-feira, março 29, 2010

A 27ª Divisão Aerotransportada – O Inicio

A Saga Star Wars teve inicio no episódio IV e só mais tarde se explica o início da coisa.
Durante anos todos cogitámos como teria sido.
A vida da camionagem tem por vezes contornos de guerras Jedi, de modo que para entendermos melhor o presente, nada como dar um saltinho atrás e revisitar o passado.
Embarquemos então na cápsula do tempo especialmente construída para o efeito, (lembram-se do DeLorean) e qual George Lucas da camionagem, vamos todos recuar, recuar, recuar.
Dentro de momentos os ponteiros dos vossos relógios, começarão a girar counterclockwise e os acontecimentos que antecederam “A Noite das Facas Longas” serão desvendados.
Music Maestro, and it goes like this.
A long time ago in a galaxy far far away...iniciou-se na Camionagem regular a 27ª Divisão Aerotransportada, Aka 27ªDA
Grupo temerário, trucidavam tudo no seu caminho.
Rapaziada audaz e ambiciosa, tinham firmado em tempos antigos um acordo entre eles, com contornos de fraternidade secreta.
Skull and Bones da camionagem.
Haveriam de um dia no futuro dominar todas as aéreas da CACA.
A sua união vinha de longe, forjada nas trincheiras de vidas passadas, alguns com alma castrense, outros nem tanto.
O que importava era o espírito comum que tinham desenvolvido ao ingressar na 27ªDA.
Como em todas as associações, um fardo existia, feio, a afugentar possíveis apoios futuros.
Para o bem comum, vai de prontamente o extirpar do grupo, facto que apenas contribuiu para a solidificação e espírito de corpo dos que ficaram.
A mais valia do cancro é mesmo a agregação dos restantes e não é a toa que todos os grupos têm um.
Delinearam então as regras e o plano de assalto ao poder.
Seria uma coisa a longo prazo.
Sabiam que para chegar ao que almejavam, teriam de fazer alianças.
Alianças com gente de outras DA.
Teriam de ser escolhidos a dedo, pois nunca era a mesma coisa.
Identificaram-se as possíveis alianças e refez-se o plano.
Mais abrangente, mais sério, mais metódico.
Teriam de estar presentes em todos os sectores da vida dos camionistas.
Na CACA, na UPA, no ensino da Condução.
Assim ganhariam em todas as frentes e uns ajudariam os outros.
É sempre mais fácil seguir as regras e a moral impostas por nós próprios.
Na primeira fase ganhariam a confiança da rapaziada através da UPA pois era onde conseguiriam entrar primeiro.
Como o fariam era a questão.
Começariam pelo apelo à unidade e pelo corte com o establishment.
Mas quem poderia ter essa voz de apelo, essa penetração?
Nada melhor que alguém forjado nas noites longas de inspiração, para liderar essa unidade.
...De tu querida presencia comandante Ghe guevara...Cantava-se à viola.
Apareceria como um corajoso, um bravo, um destemido, um líder, pois à altura dos acontecimentos era apenas Condutor-Ajudante.
A falar grosso para os Condutores-Principais de então, não tinha medo de nada, quantos são, quantos são?
Esquecia-se porém que a sua força advinha não da sua postura e tom de voz, mas do apoio que sentia quando olhava pra trás.
Assim se forjou a primeira aliança externa à 27ªDA e o Guevarista apareceu.
Surge como ponta de lança duma estratégia que incluía o controlo total de todos os pontos chaves.
Um plano a 15 anos, bem definido.
Infelizmente, na sua individualidade e cobiça, o nosso homem começa a olhar cada vez menos pra trás e a convencer-se que era ele e apenas ele o detentor da verdade absoluta.
Achava que a Plebe o seguiria pra sempre, No matter what.
Alguém já viu um forcado a ir à barbela sem os Ajudas?
Pois é, na sua grandeza o nosso Guevarista achou que não precisaria dos Ajudas e o jogo escondido iria aparecendo aos poucos.
Entretanto o xadrez alterava-se, com mudanças contínuas e jogos de poder.
O Capataz Grande, personagem astuto e muito inteligente, tentava o estabelecimento do seu quartel, correndo por fora, sem nunca deixar de ter debaixo de olho o Guevarista.
Tinha tido um contratempo, pois a sua Dulcineia teimava em inconfidências mil no espaço virtual.
Além disso a moça repassava aquelas informações confidenciais que apenas ao Capataz Grande diriam respeito.
Ui esse é tão fraquinho, ui aquele é um perigo e por aí fora.
O leito conjugal tem destas coisas e era mais uma vez, a velha teoria do mesmo sangue pra uma área maior de corpo...
Um Capataz, o da ligeira, já estava ao seu lado, embora parecessem cada vez mais isolados.
Esse Capataz, com objectivos bem definidos tinha sido a escolha do Capataz-Grande e sonhava mais alto, muito mais alto.
Apesar do sorriso fácil, era na verdade um potenciador de problemas e nos últimos tempos já se indispusera com uma mão cheia de Condutores.
Começava a vir ao de cima o que muitos sempre souberam, saber de 20 anos.
Conscientes da perda de popularidade, tinham ambos começado uma operação de charme.
Tarde, pensam alguns, mas nunca subestimem o poder e inteligência do Capataz Grande e do seu Fila.
Iriam tentar em todas as acções empurrar o ónus da culpa para o Capataz-Mor, que cairia e criaria o espaço necessário às tão almejadas subidas.
Ao Capataz-Mor, filtrariam e deturpariam a informação de modo a que as decisões tomadas por ele, parecessem estranhas aos Condutores.
É assim desde o inicio dos tempo e a expressão “Até tu Brutus” não surgiu por acaso.
O xadrez era de difícil percepção e incluía muita pontas soltas e muitas agendas próprias.
Por um lado os da 27ªDA já ocupavam vários postos chaves.
Tinham conseguido pôr um Capataz na Camionagem pesada.
Pessoa de trato fácil e boa interacção com os Condutores, aparecera num golpe de sorte, devido a doença prolongada do Capataz anterior.
Sorte? Talvez mas o pézinho já lá estava pois ocupava o posto de Capataz-Ajudante.
Coincidências...
Da 27ªDA havia igualmente o responsável máximo pela condução sincronizada.
Muitos não entendiam a escolha e carinhosamente apelidavam este nosso amigo de “O Jeitoso”, mas o que é certo é que a 27ªDA tinha ali outro representante. De pedra e cal.
Não nos podemos esquecer igualmente do chefe dos cursos de condução.
Rapaz simpático, sempre teve boa penetração entre os seus pares.
Muitos dos Condutores-Principais dos dias de hoje, basearam-se na sua cartilha para a subida desejada.
Cartilha não oficial, mas que dava um jeitão e como vinha de quem vinha, era comummente aceite como boa.
Qual livro vermelho de Mao seguiram à risca os seus ensinamentos e não se deram mal.
A sua última aventura tinha sido a elaboração de um curso de boas maneiras para Camionistas.
Estava a ser um sucesso de vendas.
A Plebe é rude mas não dorme e com tudo o que era mostrado, os níveis de confiança dos Condutores estavam a bater no fundo, bem fundo.
Entretanto, o Guevarista, parecia sozinho e andava cabisbaixo.
Puro engano.
Mantinha reuniões com a cúpula dirigente da CACA, e cobrava a divida passada.
Passo a explicar.
Houvera uns tempos em que a cúpula estaria mais desacreditada do que o normal e com um pé fora da CACA.
O bilhete de ida já estava decretado, mas eis que quando se procedia à emissão do mesmo, o nosso amigo Guevarista, fazendo jus às suas capacidades de liderança, conseguiu convencer os Condutores no apoio incondicional aos rapazes.
Afinal era tudo boa gente.
Os Condutores anuiuram na esperança vã de ver a coisa recompensada no futuro.
Os governantes da Pátria, não quiseram uma nova odisseia de confrontos com Condutores, mais explicações à populaça e alinharam pela não emissão do bilhete.
Ficou em Stand-by...
Era agora tempo de saldar a divida e a recompensa estava ali à mão, mas não seria para todos.
Teríamos que provocar a queda do Capataz-Mor, que qual tsunami arrastaria os outros.
Tempos novos viriam e o Guevarista subiria ao degrau máximo da coisa.
Mas o Capataz-Grande não dorme...
Pela frente somos amigos, por trás ninguém é confiável.
Com tudo isto somado e a intriga ao rubro, não deixem de ler o final possível desta saga intitulado:
Um rufo por favor..... “A noite das Facas Longas”.
May the Force Be With You Condutor Skywalker.

2 comentários:

  1. O Guevarista sempre foi um pudim flan que se desfaz ao mínimo calor. Um canídeo que não conhece o dono nem a origem da sua exposição. Agora está em apuros, num torno bem apertado: de um lado a UPA, do outro o Capataz-Mor e a sua troupe. A cúpula da CACA está fragilizada e quer distância destas figuras que só lhe criam problemas. O golpe de asa na estalagem fracassou. Nada corre de feição a este totó.

    ResponderEliminar
  2. Nem todos pertencentes à 27ª Divisão Aerotransportada são ambiciosos e rudes. Nem todos ambicionam trucidar tudo no seu caminho... felizmente. Tem lá gente boa... condutores fieis aos seus princípios... são poucos... mas existem...

    ResponderEliminar